terça-feira, 3 de agosto de 2010

Benefícios da Proteína - Parte 1
Arroz integral
Além do fornecimento de energia, as proteínas exercem o importante papel de construção e reparação tecidual. Após a perda muscular que ocorre naturalmente durante a atividade física, a proteína recompõe as fibras musculares. Outros tecidos que, diariamente, necessitam de reposição e regeneração também dependem diretamente das proteínas.

As proteínas são grandes aliadas no
processo de emagrecimento. Um dos motivos é que elas contribuem significativamente com o aumento da saciedade, aumentando a sensação de plenitude gástrica.
O processo de emagrecimento que mantém adequado o consumo de proteínas contribui para a melhora da composição corporal, não prejudicando a massa muscular. Ou seja, a redução de peso se dá pela redução de gordura corporal, e não de músculos.

Sabendo-se que a massa muscular gasta mais energia que o tecido adiposo (gordura), o consumo adequado de proteínas favorece o aumento do gasto energético, o que auxilia na redução de gordura corporal.

A presença de proteínas nas refeições também é capaz de reduzir o índice glicêmico das mesmas. Índice glicêmico é a velocidade de absorção dos carboidratos ingeridos. Quanto menor este índice, melhor para a saúde cardiovascular e menores são os riscos de doenças crônicas como diabetes, obesidade e outras decorrentes destas.

O consumo de
suplementos nutricionais protéicos (ricos em proteínas) é uma maneira prática e saudável para se atingir a quantidade ideal de proteínas diárias e é válido tanto para pessoas sedentárias quanto para praticantes de atividade física e atletas. Os produtos protéicos são alimentos que oferecem proteínas de forma prática e em quantidades concentradas de forma a compor refeições altamente nutritivas.
Dra. Miriam Loiola
Nutricionista
Fonte: www.neonutri.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário