segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fique de olho na postura: a ergonomia no computador


Conheça a posição correta para se trabalhar e veja as dicas para se manter longe de tendinites e dores nas costas por causa do uso indevido do computador



Há algumas semanas, repercutiu o estudo publicado na revista Fertility and Sterility, mostrando que o uso do Notebook sobre o colo pode causar problemas à reprodutividade masculina. A matéria também indicou bons modos de ergonomia durante o uso do notebook para que ninguém fique com a saúde debilitada depois de longos períodos em frente à máquina. Nesse casos é comum acometer dores na coluna e tendinites.
Agora complementaremos estas informações com dicas para quem ainda utiliza um desktop na sua casa ou no trabalho. Para quem não sabe, desktop também é conhecido como computador de mesa. Afinal, o usuário deste tipo de computador também necessita dar atenção à postura em frente ao monitor.

A postura correta

Se você costuma atender ao telefone enquanto trabalha no computador, tenha cuidado. Nunca segure o fone entre a orelha e ombro, pois isso tensiona a região e pode causar dores. O correto é parar com a tarefa no computador ou então utilizar um headset durante a conversa ao telefone.
Nunca deixe o monitor em uma posição lateral de onde está sentado. O indicado é que você o mantenha em sua frente, com a parte superior alinhada na altura dos olhos. Desta maneira, você mantém a coluna ereta e não sobrecarrega os músculos.
Também é importante manter a coluna reta na cadeira, encostada completamente no encosto. Nunca relaxe e "deite", afastando a região lombar do apoio. Na posição correta, você ficará confortável e não tensionará nenhuma parte da coluna.
Tenha atenção com a posição dos cotovelos em relação ao pulso. Eles não devem estar abaixo desta linha, pois isto tensiona os dedos e o punho, podendo causar tendinites na região. Para manter o cotovelo em um ângulo de 90º com o ombro, é importante deixá-lo apoiado no braço da cadeira.
Uma parte do corpo que nem todos dão importância, mas que deve ser ressaltada, é a dos pés. Mesmo se a pessoa estiver na posição correta, mas os pés não alcançarem o chão, ela poderá sofrer as consequências. A maneira correta de se posicionar é manter as costas apoiadas por completo na cadeira, e caso os pés não alcancem o chão, utilizar um suporte apropriado, ou então improvisar com uma lista telefônica, por exemplo.
Desenho da posição correta que a pessoa deve manter em frente ao computador
 

Outras dicas

Teclado e mouse devem estar no mesmo nível na mesa. Caso o mouse esteja em uma altura superior, o seu uso contínuo sobrecarrega os ombros e o cotovelo. Quem digita textos de livros para o computador, por exemplo, também deve ter atenção no posicionamento das folhas. Não é recomendado deixá-las sobre a mesa, pois esta posição tensiona o pescoço. Para esses usuários, existem suportes para serem afixados ao lado do monitor, que permitem uma leitura melhor, sem afetar a postura.
Depois de duas horas de trabalho, é extremamente recomendável que o usuário pare por 10 ou 15 minutos e faça alongamentos. Organize suas tarefas para que isso seja possível e saiba que, se você ainda não está acostumado, deverá adquirir esta disciplina. Ao longo do tempo, seu corpo agradecerá.
Alguns exercícios de alongamento a serem feitos nos intervalos do trabalho 
Não use o computador no escuro. Isso força a vista, já que os olhos em um ambiente escuro focados diretamente em uma tela clara faz com que as pupilas se dilatem mais do que o normal. Com a luz acesa, ou com o ambiente claro, a sua pupila trabalha de maneira correta. 

Com o inimigo no colo! Uso incorreto de notebooks pode causar infertilidade masculina e outros problemas


Pesquisa recente aponta que usar computadores portáteis no colo pode levar infertilidade nos homens. Fique atento para evitar este e outros problemas relacionados ao tema


A mobilidade trazida pelo uso dos notebooks por vezes esbarra em questões de saúde. Recentemente um estudo publicado na revista Fertility and Sterility  indica que o uso do aparelho no colo ou sobre os joelhos, uma das maneiras mais comuns de uso, pode causar problemas à reprodutividade masculina.
O estudo coordenado pelo urologista Yelim Sheynkin, da State University of New York, em Stony Brook, aposta que este tipo de utilização do aparelho cause um rápido aquecimento dos escrotos. A temperatura da região sobe 2,5 graus em média quando do uso do aparelho nesta situação.
Desta forma, em 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro. Este superaquecimento pode levar à infertilidade, já que os testículos necessitam estar alguns graus mais frios que o restante do organismo para produção do esperma.
De acordo com o estudo, a prevenção pode ser feita apoiando seu laptop sobre uma mesa. O uso de suportes oferece apenas uma falsa sensação de segurança, já que o objeto não ajuda na refrigeração do local. Não é de hoje que o uso dos portáteis em locais como camas e poltronas de aviões causam problemas à saúde do usuário.
Uso inadequado do laptop pode colocar sua saúde em cheque

Ergonomia para garantir a saúde

Além de problemas para a fertilidade, como informados acima, é comum ouvir pessoas reclamando de dores nas articulações e no pescoço em função do uso dos notebooks. As temidas Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são responsáveis por afastar muitos trabalhadores de seus postos.
Algumas dicas interessantes para quem pretende fugir dos males causados pelo uso repetitivo dos aparelhos podem ser colocadas em prática, como utilizar teclados ergonômicos para reduzir a pressão nas mãos e nos pulsos enquanto você troca ideias com seus amigos via MSN ou Google Talk (GTalk) Em português, por exemplo. O posicionamento dos teclados em alinhamento com seus braços na hora da digitação também é um fator de prevenção.
Outros cuidados possíveis são a substituição do seu mouse por uma trackball  - o dispositivo não precisa ser segurado, basta movê-la com um ou dois dedos e clicar nos botões. Adotar dois monitores também é uma saída que pode poupar uma série de cliques e aumentar sua produtividade, pois permite que você realize duas funções ao mesmo tempo.

Que tal uma pausa no trabalho?

Realizar alongamentos e pausas periodicamente são uma ótima forma de se livrar das lesões por esforço repetitivo, do estresse e de outras doenças mentais como o esgotamento profissional - conhecido como burn out, em inglês. Para manter a saúde do corpo e da mente você pode utilizar ferramentas como o Focus Booster e Workrave.
O primeiro deles é um cronômetro desenvolvido para melhorar o tempo de trabalho em frente ao computador. Além de manter seu estresse menor, você reduz o número de horas ociosas. Já o segundo aplicativo permite que você organize seu expediente agendando as suas pausas e controlando o tempo de trabalho entre elas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Assista este vídeo sobre a importância do Cálcio para todos!

Cálcio: Fortalece os Ossos

No vídeo abaixo mostra uma reportagem sobre o importância do cálcio para homens e mulheres.


Também fala sobre a perda de cálcio, após o 50 anos e para mulheres até antes devido a reposição hormonal mensal.


Nosso corpo produz cálcio naturalmente através da nossa alimentação sendo Homens até os 33 anos e mulheres até os 30 anos. Após este período ele não é mais produzido pelo corpo e começa a ser consumido e ao chegar por volta dos 45 a 50 anos ele já inicia a retirada da maior fonte de cálcio do corpo os "OSSOS"  e no sangue.


Também no vídeo médicos recomendam fortemente a suplementação de cálcio após os 30 anos e mostra estudos que comprovam a deficiência de cálcio leva a obesidade e pode levar ao diabetes, e estudos que mostram a importância do cálcio para a manutenção da pressão arterial.




Aproveite nossa promoção 
deste mês:
XTRA-CAL (suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D) com 60 tabletes


R$42,00




SOMENTE ATÉ 30 DE NOVEMBRO
02 FRASCOS POR
R$80,00

GRÁTIS
1 TABLETEIRA




Especialistas dizem que excesso de refrigerantes danifica os dentes

Especialistas dizem que excesso de refrigerantes danifica os dentes

São Paulo - Tomar refrigerantes em excesso pode fazer mal ao sorriso. Dentistas alertam que o consumo dessas bebidas pode manchar os dentes, levar ao aparecimento de cáries e também provocar a erosão do esmalte. "O refrigerante contém ácido fosfórico que destrói o esmalte do dente", explica a dentista Vivian Farfel. O esmalte não se recompõe e o dente fica desgastado, como se uma lixa tivesse sido passada nele, e também com manchas acastanhadas, além de mais sensível. Isso significa que é preciso restaurá-lo. 

Não é preciso eliminar o refrigerante do cardápio, e sim consumi-lo com moderação, segundo a dentista Iara Hamaoka, consultora de Promoção de Saúde da OdontoPrev. "As alterações dependem de diversos outros fatores, como a frequência e a quantidade ingerida, os hábitos de higiene e os fatores individuais determinantes para maior ou menor risco." Restringir o consumo aos finais de semana é uma boa opção para evitar os excessos.

Além dos refrigerantes, é preciso também ter cuidado com energéticos e sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi, que podem levar à erosão dental. Alimentos ácidos, como picles e vinagre, também podem causar o problema, quando consumidos em grande quantidade. "Devido à sua acidez, podem causar a desmineralização do esmalte com mais facilidade", explica Iara. Uma saída para neutralizar os ácidos é tomar água após a bebida ácida. Também é necessário escovar bem os dentes, com creme dental com flúor. 

Para evitar surpresas como a erosão dental, os especialistas aconselham passar por consultas periódicas, a cada seis meses. Mas se o problema já estiver instalado, o ideal é que seja diagnosticado no começo, para que seja feita uma restrição alimentar. O dentista vai avaliar o que precisa ser feito de acordo com cada caso.

Fonte: Uol ciência e saúde

Bebidas energéticas com cafeína propiciam alcoolismo

  • Energético com 12% de cafeína vendido nos EUA misturado a álcool levou cinco estudantes de Washington ao hospital recentemente
    Energético com 12% de cafeína vendido nos EUA misturado a álcool levou cinco estudantes de Washington ao hospital recentemente
WASHINGTON, 17 novembro 2010 (AFP)  - O consumo regular de bebidas energéticas com altos índices de cafeína favorecem o alcoolismo, revela um estudo com mil estudantes de universidades americanas.
A pesquisa concluiu que consumidores frequentes de energéticos cafeinados bebem álcool mais regularmente e em maior quantidade que os demais, aumentando seu risco de alcoolismo.
Os consumidores frequentes de bebidas energéticas correm ainda mais risco de sofrer problemas relacionados ao álcool, como desmaios e ressaca, e são mais suscetíveis a se machucar, revela o estudo, liderado por Amelia Arria, pesquisadora da Universidade de Maryland.
O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre o alcoolismo, que será divulgada no próximo ano.
O relatório é divulgado em meio a um intenso debate nos Estados Unidos sobre os riscos de bebidas que combinam álcool e cafeína e são especialmente direcionadas aos jovens.
Michigan, Nova York, Oklahoma, Utah e Washington preparam medidas que proíbem bebidas que combinam cafeína ao álcool, do mesmo modo que muitas universidades americanas.
Fonte: Uol Notícias

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

10 hábitos que envelhecem a sua pele!!!

Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele

Cigarro, estresse, poluição e açúcar favorecem rugas e flacidez




1.Tabagismo. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.


2.Estresse. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

3.Ignorar a poluição. "Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele", explica a dermatologista Paula Cabral. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.

4.Beber pouca água. Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

5.Não usar protetor solar. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. "A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. De acordo com a especialista, apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.

6.Consumo de açúcares e gordura. Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". "O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.

7.Falta de alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes. "Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.

8. Dormir mal. Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.

9. Sedentarismo. A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.

10. Dispensar o hidratante. É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. "O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação", diz a dermatologista Paula Cabral. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. "O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

Fonte de informações Site Minha Vida

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Anvisa interdita suplementos de Quitosana

Anvisa interdita suplementos de quitosana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a interdição cautelar de lotes, fabricados pelas empresas Sinergika e Ledal Química, do suplemento alimentar quitosana, por apresentarem sibutramina, um remédio para controle do apetite cuja venda é restrita no país.
A quitosana é apresentada como uma fibra que auxilia na perda de peso e na redução de colesterol. Seu mecanismo de ação seria similar a um medicamento: depois de ingerida, a fibra se transformaria em um gel com alta capacidade de absorver gorduras. O mecanismo permitiria a excreção das gorduras pelo organismo, em vez de elas serem metabolizadas.
Amostras laboratoriais dos produtos apreendidos pela Anvisa apresentavam também a sibutramina – que, segundo estudos internacionais, aumenta o risco de problemas cardíacos. A sibutramina foi desenvolvida na década de 80 como antidepressivo e age nas áreas do cérebro que controlam o apetite.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

McDonald’s indenizará gerente que engordou 30 quilos

Vejam essa:
Segundo reportagem de Luciana Fadon Vicente, do estadão.com.br, uma lanchonete da franquia da rede McDonald’s foi condenada a pagar indenização a um ex-funcionário que disse ter engordado cerca de 30 quilos durante os 12 anos em que trabalhou no empresa.
A decisão, aprovada em segunda instância e da qual cabe recurso, prevê o pagamento de R$ 30 mil de indenização por danos morais ao ex-gerente.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região (TRT4), o funcionário afirmou que pesava entre 70 e 75 kg quando começou a trabalhar na lanchonete, e 105 kg quando deixou o emprego.
De acordo com o Desembargador João Ghisleni Filho, relator do processo, o ex-funcionário era obrigado a degustar alimentos altamente calóricos como hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes.
Segundo a reportagem, o ex-funcionário também alega que as refeições fornecidas pela empresa consistiam também de alimentos calóricos e que não era possível a troca do lanche por dinheiro ou vale-refeição.
Em nota, a assessoria de imprensa da rede McDonald’s informou que a franqueada da marca, Kalloponi Comércio de Alimentos, “está trabalhando para avaliar as medidas jurídicas em relação ao caso”, e que a empresa oferece “grande variedade de opções de alimentos e cardápios balanceados para atender às necessidades diárias de seus funcionários, de acordo com a legislação brasileira”.

O hábito é que faz o magro!

O hábito é que faz o magro!

A associação de alimentação inadequada, sedentarismo e predisposição genética resulta em ganho de peso. Para eliminar os quilos extras, é preciso entender (e colocar em prática) que:
- Para começar bem o dia deve tomar café-da-manhã e respeitar os horários das refeições seguintes, como almoço e jantar.
- Não deve beliscar a toda hora nem ficar longos períodos em jejum.
- Seguir uma dieta balanceada não é impossível porque nenhum alimento é proibido. O segredo é a moderação.
- Enquanto frutas e verduras devem ser consumidas diariamente, alimentos mais pesados, como pizza, batata frita e bolo de chocolate devem aparecer no prato só de vez quando.
- É melhor levar de casa o lanche da escola ou comer no refeitório e evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar vendidos nas cantinas.
- Por mais que jogos eletrônicos sejam divertidos, é importante reservar um tempo para a prática de atividades físicas, como correr, andar de bicicleta, jogar bola, dançar, brincar com os amigos.
- Dentro de casa, os pais precisam ser exemplo aos filhos e adotar uma alimentação saudável.
Fonte: Jornal Pioneiro

Suor é água indo embora.

Suor é água indo embora, não gordura, ok?

Não raro, quando corro ou caminho na rua, me deparo com cenas curiosas, como gente fazendo sua caminhada matinal de sapato, calça social, jeans… Mas o mais intrigante é ver gente que coloca roupas superpesadas, provalmente pensando que transpirar mais durante o exercício ajuda a emagrecer.
Suar mais não significa eliminar gordura. Pelo contrário: a pessoa desidrata, se cansa mais rapidamente e faz menos atividade física porque vai parar antes do que deveria e o resultado só piora. É importante saber que a gordura corporal é eliminada pela urina ou fezes, e não pelo suor. Suor é água.
A transpiração é resultado da intensidade do exercício e, principalmente, da temperatura e umidade ambiente. Assim, praticar exercícios quando o sol está a pino força uma maior eliminação de água pelo organismo. Além disso, a água eliminada será reposta quando feita uma nova hidratação.
Para evitar mal-estar, cãibras e ter um bom rendimento físico, a hidratação deve ser adequada antes, durante e após o exercício. Durante a atividade física, o ideal é consumir água em pequenas quantidades, em intervalos constantes.
Dicas de Verão
- Faça exercícios antes das 10h da manhã e depois das 17h evitando o calor excessivo, prevenindo, assim, a desidratação.
- Tenha sempre com você uma garrafinha de água durante o exercício. Hidratando-se corretamente, você evite cãibras e tem um melhor rendimento.
- Os isotônicos são indicados para exercícios de longa duração, repondo além da água, minerais importantes para o organismo.
Fonte: Jornal Pioneiro

Nutrólogo é favorável ao uso de shakes e suplementos

Nesta entrevista um médico nútrologo que palestra pelo mundo sobre Vida Saudável.

Nutrólogo diz ser favorável ao uso de shakes e suplementos alimentares

Nutrólogo Nataniel Viuniski